04
Jun09
With or without Bimby.
Não tenho Bimby. E acho que tão cedo não vou cair na tentação de comprá-la.Primeiro porque é cara. Segundo, porque sei que aquele entusiasmo inicial iria acabar por passar e mais cedo ou mais tarde "a cozinha mais pequena do mundo" iria ficar estacionada numa prateleira a ganhar pó. Terceiro, porque acho que grande parte do prazer da cozinha está em ir juntando os ingredientes, ir mexendo, ir provando, ir rectificando, ir vendo... algo que não me parece compatível com a Bimby.
Claro que é tentador pensar que para fazer uma sopa, por exemplo, não precisamos de mais nenhum electrodoméstico ou panela, pois a Bimby faz tudo, do cozer ao passar. Fazer leite-creme e molho béchamel também é bastante mais rápido e simples nesta máquina e parece que fazer massa de pão e gelados também.
Conheço quem a tenha, incluindo pessoas que adoram cozinhar, e que vêem nela um ajudante de peso (e por falar em peso, uma das funcionalidades mais curiosas da Bimby é que ela também é uma balança, ou seja, para fazer a massa de um bolo, por exemplo, podemos pôr directamente os ingredientes no copo da máquina, que os vai pesando).
Mesmo assim, pelo menos enquanto não me sai o Euromilhões ou sou aumentada (cenários que me parecem bastante longínquos, no momento), acho que a dispenso*. Mas não dispenso uma ou outra receita Bimby que possa adaptar e fazer sem a dita. Como este bolo de chocolate que está num dos livros que vem com a máquina e que provei em casa de uma amiga. Ficou muito bom, mesmo nesta versão handmade.
Já agora, porque será que em Portugal a Bimby se chama assim e não Thermomix como em Espanha e noutros países? Não que Thermomix seja muito feliz, mas a mim soa-me muito melhor.
Delícia de chocolate
250 g chocolate de culinária (usei mais: 200 g culinária + 100 g chocolate 70% cacau)
150 g de manteiga
200 g de açúcar (usei só 160 g, pois quando provei a receita original achei bastante doce)
6 ovos (gemas + claras em castelo)
50 g farinha
Derreter o chocolate em banho-maria. Bater o açúcar com a manteiga. Juntar a este creme as gemas, o chocolate derretido, depois a farinha e por fim as claras em castelo. Verter numa forma que dê para servir, uma tarteira, por exemplo, e levar ao forno durante cerca de 20/25 minutos. A ideia é ficar bem húmido no centro, pode-se ir controlando a cozedura com um palito. Servir morno com uma bola de gelado.
*Só se a reunião Bimby a que vou assistir no próximo sábado, com uma demonstradora a fazer não sei quantos pratos em duas horas, me deixar estupidamente surpreendida e rendida...