Waffles sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado [para ver se animo as estatísticas]
Se é a primeira vez que passam por aqui e acham que este é um blogue só com receitas saudáveis, lamento desiludir-vos. Este é um blogue que tem um pouco de tudo, tal como a dieta que seguimos cá em casa.
Hoje calharam estes waffles super healthy, da próxima vou trazer um bolo assim para o pecaminoso, para assinalar o Halloween. Um blogue bipolar, portanto. Tal como a sua dona (em termos de comida, entenda-se). Tanto sou feliz a comer uma lasanha de quinoa e a terminar a refeição com fruta, como a espetar o garfo nestas almôndegas demoníacas e a rematar com uma colherada disto.
Mas calma, tento refrear os meus desejos pelo segundo menu. Até porque tenho dois rapazes pré-adolescentes em casa e sei o quão importante é dar-lhes bons exemplos à mesa.
Confesso que ao pequeno-almoço nem sempre consigo honrar a bipolaridade, ou seja, quebrar a rotina e alternar entre as opções favoritas (menos saudáveis) e as mais nutritivas. O hábito é uma coisa tramada, só vos digo. E quem me tira a meia de leite e o pãozinho com manteiga tira-me tudo.
Pode ser que a torradeira que a minha mãe me ofereceu a semana passada, que inclui moldes para waffles, ajude nesse processo (ainda que a trabalhadeira que tive a limpá-la depois desta primeira experiência me deixe desanimada). É que esta receita, que encontrei aqui, é mesmo rápida, fácil e, vejam só, saudável. Bingo!
Estes waffles não levam muito mais a não ser ovos, farinha de amêndoa e mel. No fundo, são uma espécie de omelete mais consistente. Ficaram muito fofos e gostosos (e lindos, não acham?).
E pronto, por alguns tempos, podemos fingir que este é um blogue muito bem comportado, só com com receitas saudáveis e fit, daquelas de que toda a gente anda à procura.
(Não digam a ninguém, mas a seguir vou testar a torradeira com uma receita de waffles belgas, daqueles de Liège, bem doces, amanteigados e com as pontas crocantes como os de compra 😄)
WAFFLES LEVES E SAUDÁVEIS
Sem glúten, sem açúcar refinado e sem lactose
(Receita original no blogue 2 Cookin' Mamas)
Para 2 waffles
1/2 chávena de farinha de amêndoa (eu moí amêndoa sem pele na Bimby)
2 ovos
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1,5 colheres de sopa de mel de rosmaninho (ou a gosto)
2 gotinhas de extrato ou essência de baunilha (opcional)
1 pitada de canela (opcional)
1 pitada de sal
Azeite qb para untar os moldes
Misture todos os ingredientes, à exceção do azeite, num robot de cozinha ou com a varinha mágica.
Aqueça a torradeira com os moldes para waffles ou a máquina de waffles. Quando estiver bem quente, pincele as placas com azeite.
Verta a massa para os moldes - atenção que se colocar demasiada massa vai acabar por sair por fora.
Feche a máquina e, ao fim de uns 4 minutos, confira o ponto de cozedura: esta é uma massa que coze muito depressa.
Retire e sirva ainda morno com fruta e um fio de mel ou outro topping a gosto.
OUTRAS RECEITAS PARA LANCHE E PEQUENO-ALMOÇO: