12
Dez13
Trufas saudáveis para uma missão especial.


Apesar de aqui no Lume Brando aparecerem muitas receitas doces, não quer dizer que cá em casa se comam doces a toda a hora.
Acontece que as sobremesas são a categoria mais fácil de fotografar: não há o risco de arrefecerem, podem ser feitas com antecedência, e normalmente o seu aspecto é bastante apelativo, exigindo menos esforço e tempo na hora de lhes tirar o retrato.
Nesta cozinha sabe-se que os bolos, os cupcakes, as mousses e outras receitas bem adocicadas são só para momentos especiais. E que há cada vez mais alternativas de ingredientes para torná-las mais saudáveis. Como as tâmaras, cuja versão seca é muito usada para substituir o açúcar, sobretudo em sobremesas raw e vegan, e que são as protagonistas da receita de hoje.
Para assinalar o facto do Lume Brando ser Embaixador das Corridas Missão Sorriso, tinha que trazer um exemplo de uma guloseima saudável. E lembrei-me destas trufas. Já tinha partilhado a receita num workshop, mas ainda não estavam aqui no blog.
Depois de ter visto várias receitas de trufas com frutos e frutas secas, em blogs e revistas de cozinha, resolvi fazer as minhas próprias combinações e adorei esta: rápida e fácil de fazer, apenas com 4 ingredientes.
São autênticas bolinhas de energia, sem açúcar a não ser o naturalmente presente nas tâmaras.
Um mimo saudável que dedico aos cerca de 3000 atletas que, a correr ou a caminhar, cortaram a meta da Corrida Missão Sorriso do Porto, no passado domingo, e a todos os que no próximo dia 15 irão ajudar a Missão Sorriso a doar ainda mais cabazes de alimentos à Cruz Vermelha Portuguesa, ao terminarem a Corrida Missão Sorriso de Lisboa.
Trufas de tâmara e amêndoa
Para cerca de 10
15 tâmaras secas sem caroço
30 g de amêndoa sem pele (pode ser laminada)
1,5 colher de chá de licor de laranja (tipo Cointreau)
Coco ralado para revestir as bolinhas
Colocar num processador de cozinha todos os ingredientes, àexcepção do coco. Triturar tudo muito bem, até ficar com aspecto deuma pasta moldável. Fazer bolinhas do tamanho de brigadeiros, passar por coco ralado e colocar em forminhas depapel frisado.
Nota: eu usei umas tâmaras deliciosas - carnudas, húmidas e bastante doces - que me trouxeram da Arábia Saudita. Tentem usar tâmaras de excelente qualidade, à venda em mercearias, por exemplo. As de supermercado são mais secas, por isso, se as usar, talvez tenha de adicionar um pouco mais de licor.