Tarte de Limão e Manjericão [a importância do círculo cromático na fotografia]
As aulas de Educação Visual já lá vão e talvez seja a longa distância temporal a justificação para não me lembrar de ter estudado o "círculo cromático".
Lembro-me de aprender que o branco "não é uma cor, porque é a soma de todas as cores" e de fazer girar na aula um "disco de Newton" para, precisamente, comprovar aquela afirmação. Mas é só.
Agora que tenho lido mais sobre fotografia, especificamente sobre fotografia de comida, e depois de ter feito o curso online com a Kimberly do The Little Plantation, percebi que este é um recurso muito útil e amplamente utilizado pelos fotógrafos. E claro, fiquei mais sensibilizada para a importância da conjugação das cores numa composição.
Esta roda colorida ou "círculo cromático" mostra-nos como as cores se relacionam umas com as outras, apresentando a relação entre cores primárias, secundárias e terciárias e mostrando ainda a variação de tons dentro de cada cor:
Fonte: dulux.com.au
- As cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul;
- As cores secundárias são também três, formadas a partir da combinação das primárias: o verde (amarelo e azul), o laranja (vermelho e amarelo) e o roxo ou violeta (azul e vermelho);
- As cores terciárias são seis: o vermelho-arroxeado, o vermelho-alaranjado, o amarelo-esverdeado, o amarelo-alaranjado, o azul-arroxeado e o azul-esverdeado, ou seja, são combinações entre uma cor primária e uma cor secundária;
- A posição das cores no círculo mostra-nos a relação entre elas: cores análogas (vizinhas no círculo) ou cores complementares (cores contrastantes que estão em lados opostos do círculo).
Na prática, a escolha de um ou de outro esquema de cores numa fotografia pode alterar completamente o seu mood. Um mesmo prato pode transmitir sensações completamente diferentes caso estejamos a usar uma paleta análoga ou complementar, tanto na própria comida como nos fundos e nos adereços.
Confesso que, até agora, a escolha das cores nas minhas fotografias respondia a um instinto, claramente ligado ao meu gosto pessoal (escolhia os fundos, os pratos, os panos e os talheres de acordo com o que eu gostava e achava que resultaria). Mas aos poucos começo a planear as sessões fotográficas tendo presente a "colour wheel".
As imagens deste post são já resultado dessa abordagem. Escolhi o rosa para complementar o verde da tarte (e o verde do fundo horizontal), depois de consultar o círculo. Na verdade, não sei se não teria escolhido o rosa, caso não tivesse olhado para o círculo antes, mas, provavelmente, teria ficado com dúvidas e teria demorado mais tempo a tomar a decisão. Assim, o "círculo cromático" pode, pelo menos, tornar o processo de planeamento de um shooting mais fácil e rápido. Se gostam de fotografar a vossa comida, já sabem: o "círculo cromático" é um amigo a manter por perto. E se quiserem, façam como eu: gravem a imagem de uma "colour wheel" na galeria do telemóvel, e assim têm esta ferramenta sempre à mão 😉
Mas chega de teoria. Vamos à receita: uma tarte de limão e manjericão deliciosa, que descobri numa edição especial da revista francesa Saveurs. Se nunca experimentaram limão e manjericão juntos numa sobremesa, este é o pretexto perfeito para não adiarem mais.
TARTE DE LIMÃO E MANJERICÃO
[Adaptado da revista Saveurs]
Para a base:
200 g de bolacha maria
100 g de manteiga derretida
Para o recheio:
100 g de açúcar
90 g de manteiga
3 ovos grandes
1 folha de gelatina
Raspa de 1/2 limão
60 ml de sumo de limão
1 chávena bem cheia de folhas de manjericão (cerca de 15-20 g)
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Triture a bolacha com a manteiga e forre o fundo de uma tarteira (cerca de 24 cm de diâmetro) com esta mistura, calcando bem.
Leve ao forno durante cerca de 10 minutos, para "prender".
Retire e deixe arrefecer.
Coloque a folha de gelatina a demolhar num prato fundo em água fria.
Numa taça, misture 50 g de açúcar com os ovos.
Num tachinho, leve ao lume o restante açúcar misturado com o sumo e a raspa de limão até levantar fervura.
Junte este preparado, em fio, à taça dos ovos, mexendo sempre com um batedor de varas.
Passe de novo para o tachinho e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar (como se fosse um lemon curd).
Junte a gelatina escorrida e envolva bem.
Adicione a manteiga em pedaços, deixe derreter e misture bem.
Deixe amornar e, por fim, junte o manjericão bem picado.
Envolva bem e verta sobre a tarte.
Leve ao frigorífico durante umas 4 horas, no mínimo, antes de servir.
GOSTA DE SOBREMESAS COM LIMÃO? ENTÃO, ESPREITE ESTAS TAMBÉM:
- Bolo anjo de limão
- Bolo chiffon de limão + lemon curd
- Profiteroles com recheio de limão e cobertura de chocolate branco
- Bolo lima-limão com sementes de papoila, recheio de lemon curd e cobertura de mascarpone e limão
- Minitartes de limão e framboesas
- Pudins de limão