Bolo de amêndoa [ou uma homenagem aos sabores mediterrânicos]
Uma das coisas de que mais gosto de fazer - se calhar até mais do que cozinhar - é folhear e ler livros e revistas de cozinha. Se possível com tempo, com calma, enquanto tomo o pequeno-almoço ou tomo um café a seguir ao almoço.
Foi o que aconteceu no passado feriado de 1 de maio. Um dos livros em que peguei nesse dia foi um presente que recebi no último Natal, a que ainda não tinha dado a devida atenção. Falo do Nigellissima, da voluptuosa Nigella Lawson, dedicado a receitas inspiradas na gastronomia italiana, da qual Nigella é fã (já somos duas).
Foram várias as receitas que me ficaram debaixo de olho e este bolo - que mais parece uma tarte - só foi a primeira, porque tinha claras no frigorífico a precisar de serem usadas. Confesso que quando a provei fiquei um pouco desiludida. Algo na textura não me deixava rendida. Mas todas as outras pessoas que a comeram - e foram várias - disseram que era "deliciosa" e "viciante", por isso o problema era eu e não a tarte.
Na verdade, no dia seguinte comi outra fatia e já me agradou muito mais (estou em crer que quase todos os bolos e sobremesas ficam melhor no dia seguinte).
O bom deste bolo, para além de ser saboroso e bonito, é que é um doce relativamente saudável: a gordura é azeite, só leva farinha de amêndoa e não leva gemas, apenas claras. Claro que temos o açúcar, que usei amarelo (a receita original pede açúcar em pó), mas quem for mais radical poderá experimentar com outros adoçantes mais interessantes do ponto de vista nutritivo.
Ah! A Nigella usa laranja para aromatizar a tarte, mas eu preferi o limão, por adorar limão e achar que lhe dá um toque ainda mais mediterrânico. Também cortei um pouco ao açúcar...
Bom fim de semana!
BOLO DE AMÊNDOA, AZEITE E LIMÃO
Adaptado do livro Nigellissima, de Nigella Lawson
8 claras
120 g de açúcar amarelo
Raspa de 1 limão
120 ml de azeite extravirgem suave
150 g de amêndoas moídas
1 colher de chá de fermento em pó
75 g de amêndoas laminadas
Açúcar em pó e canela em pó para polvilhar
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga ou com azeite e polvilhe com farinha (ou com farinha de amêndoa/amêndoas moídas).
Bata as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes junte o açúcar aos poucos, continuando a bater até obter uma mistura espessa e brilhante.
Junte a raspa de limão e de seguida vá intercalando a adição do azeite e da farinha de amêndoa/amêndoas moídas.
Verta para a forma e espalhe por cima as amêndoas laminadas.
Leve a cozer durante cerca de 35 minutos - vá vigiando, o palito deve sair seco ou apenas com algumas migalhas grossas agarradas.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede.
Retire o aro e polvilhe com uma mistura a gosto de açúcar em pó e canela. Está pronta a servir.
Mais receitas com amêndoa:
- Trufas de figo, amêndoa e chocolate
- Bolo de chocolate
- Galette de figo e amêndoa
- Galette de morangos marinados em balsâmico e amêndoas