30
Nov10
Say cookie!

Os filhos gémeos da minha grande amiga E. fizeram 5 anos este fim-de-semana e estas foram as bolachas lollipop oferecidas no fim da festa como lembrança.
Uma encomenda especial que fiz com muito carinho e que espero ter agradado aos convidados mais novos (eu pelo menos comi uma e achei que estava óptima!).
Com o resto da massa, estreei a minha última aquisição no que toca a cortadores e o resultado foram as bolachinhas do prato branco, mais abaixo. Acho que ficaram tão perfeitinhas, que se tiver tempo vou fazer umas boas fornadas antes do Natal para distribuir pela família e os amigos. Falta encontrar a lata perfeita...


Desta vez, houve uma versão 'normal' para meninos e uma 'especial' para meninas.

Aqui a ideia inicial era parecer uma 'varinha de condão' de princesa ou fada, mas depois concluí que funcionava melhor como lollipop de Natal e resolvi fazer aquele bichinho híbrido - meio ursa, meio coelha - para as meninas.


O cortador destas foi comprado na Pasgelpan. A massa de todas estas bolachas é a do costume e está aqui. Neste caso, antes de irem ao forno, pincelei-as com água e polvilhei-as com açúcar mascavado granulado. Agora que já tenho alguma experiência, posso dizer que se juntarmos um pouco mais de farinha à receita original, nem que seja apenas no momento de esticar a massa, já depois de repousada no frigorífico, torna-se mais fácil cortar as bolachas. Passar o lado cortante do cortador (passe o pleonasmo) em farinha antes de cortar cada bolacha também ajuda. E já agora: quanto mais tempo estiverem no forno, mais estaladiças ficam e mais tempo assim se conservam, ainda que não fiquem tão branquinhas e uniformes para decorar (isto no caso das lollipops).