31
Out12
Receitas "Obra das Mães": Torta de Maçã

Actualização à receita: para evitar que a massa fique tão pegajosa, utilizem apenas 30 ml de leite. Já fiz de novo, reduzi ao leite e ficou igualmente boa :)
Mais uma receita do caderninho de capa vermelha da minha mãe.
Apesar de ser muito parecida com um strudel (curiosamente, no caderno, existe uma receita chamada "strudel com chouriço"), apresenta-se como "torta de maçã".
A massa, no entanto, não tem nada a ver com a massa de bolo que normalmente associamos a uma torta, estando mais perto de uma massa quebrada leve e estaladiça.
Esta é a versão original, que achei perfeita para ser comida ao lanche, mas tenho a certeza de que ficará bem com outro recheio, nomeadamente com outra fruta.
Ontem, o programa "O nosso tempo", da RTP1, incluiu uma reportagem sobre cozinha, da autoria do jornalista Pedro Oliveira Pinto, onde apareço durante alguns segundos e onde faço, precisamente, esta torta :)
Para verem, é só clicar aqui.
E antes de passarmos à receita, aproveito para agradecer o feedback positivo a esta minha breve aparição na TV, que comecei a receber mal o programa terminou, tanto aqui no blog, como no facebook.
Obrigada pelos vossos comentários tão simpáticos!

Torta de Maçã
250 g de farinha sem fermento
125 g de manteiga (à temperatura ambiente)
2 ovos
1/4 de chávena de leite
500 g de maçãs
25 g de corintos (usei uvas-passa partidas ao meio)
6 colheres de sopa de açúcar (ou aproximado, de acordo com o tipo de maçãs)
Canela qb (usei, apesar de não estar na receita)
Juntar numa taça a farinha, os ovos, o leite e a manteiga, e amassar bem.
A massa vai ficar um pouco pegajosa: colocar farinha nas mãos e na superfície da massa para conseguir moldá-la numa bola grande.
Deixar repousar cerca de 1 hora.
Entretanto, descascar e partir as maçãs aos cubinhos, que podem levar umas pinguinhas de sumo de limão, para não oxidarem.
Pré-aquecer o forno nos 190º.
Estender a massa sobre papel vegetal, com um rolo de cozinha, até formar um rectângulo.
Espalhar por cima as maçãs, os corintos ou as uvas-passa e polvilhar com o açúcar e a canela.
Enrolar com cuidado - a receita diz para lhe dar um formato de "meia coroa" - e levar ao forno durante cerca de 45 minutos (eu decidi polvilhar com açúcar antes de ir ao forno, mas é opcional).
Notas:
- Usei uma chávena-medida de 250 ml, o que dá cerca de 60 ml de leite;
- Se desejar, coloque os corintos ou as uvas-passa dentro de uma tacinha com vinho do Porto, no início da receita, para hidratarem e darem um sabor especial à torta.