Primeira receita do ano [Torta de merengue e avelã com doce de ovos]
Sei que ainda agora saímos de uma época de excessos, de muitos doces e calorias à mesa e o que era suposto trazer era uma receita leve e saudável.
Mas decidi dar ouvidos à metade rebelde da minha pessoa e para inaugurar os posts de 2017 escolhi esta sobremesa pecaminosa. Eu explico melhor. O tempo para fotografar para o blogue (assim como para fazer posts e publicar nas redes sociais) não tem surgido. Até tenho experimentado receitas que encaixariam nos cânones da alimentação saudável "pós-festas", mas não tenho conseguido registá-las.
Este fim de semana impus a mim própria que tinha de acabar com o jejum aqui no estaminé. Acontece que ainda andavam pelo frigorífico sobras da passagem de ano, nomeadamente doce de ovos e claras. Como tinha prometido levar a sobremesa para um almoço em casa do meu irmão, decidi dar uso àqueles ingredientes e o resultado foi esta torta merengada. Antes de sairmos de casa fotografei-a, just in case, e como fez imenso sucesso no almoço, não hesitei: iria ser a primeira receita do ano.
E ainda que os Reis já tenham passado, esta é uma sobremesa digna de soberanos: crocante e macia ao mesmo tempo, doce e vistosa, com as avelãs a darem ao merengue um sabor e uma textura viciante.
Pronto. Agora sim, podemos começar a dieta ;)
TORTA DE MERENGUE E AVELÃ COM DOCE DE OVOS
Para a torta
Ligeiramente adaptado do livro Celebrate
4 claras de ovo - cerca de 130 g
200 g de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre de sidra
1/2 colher de chá de amido de milho
90 g de avelãs tostadas e picadas
Para o doce de ovos
Esta receita, do Chef Luís Francisco, está também no meu livro
500 g de açúcar
250 g de água
1 pau de canela
1 pedaço de casca de limão
12 gemas
1 ovo inteiro
Comece por fazer o doce de ovos. Para esta sobremesa irá usar cerca de metade desta receita, que aguenta várias semanas no frigorífico.
Desfaça com um garfo as gemas e o ovo inteiro numa taça de vidro ou metal. Num tacho, leve ao lume a água, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Sem mexer, deixe levantar fervura. Quando começar a borbulhar - bolhas grandes em toda a superfície da calda - conte três minutos. Retire do lume, descarte o limão e a canela e verta em fio sobre as gemas e o ovo previamente desfeitos, mexendo sempre. Coe para o tacho e leve ao lume até engrossar, cerca de 15 minutos, mexendo sempre com um batedor de varas para não ganhar grumos e sem deixar ferver. Coloque num frasco, deixe arrefecer e conserve no frigorífico.
Para fazer a torta, comece por torrar as avelãs numa frigideira antiaderente. Embrulhe-as num pano de cozinha limpo e esfregue este na bancada, de forma a retirar a pele às avelãs. Pique-as grosseiramente.
Ligue o forno nos 160º. Forre um tabuleiro com cerca de 34 cm x 24 cm com papel vegetal e unte-o com manteiga ou spray desmoldante.
Bata as claras com a batedeira elétrica e, quando começarem a ganhar picos, comece a juntar o açúcar, algumas colheres de cada vez. Junte o amido de milho, a baunilha e o vinagre e bata mais um pouco até obter um merengue bem firme e brilhante.
Verta o merengue para a forma, alise com uma espátula e espalhe 3/4 das avelãs por cima. Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Retire do forno, aguarde um ou dois minutos, passe uma faca de manteiga à volta do merengue e desenforme-o sobre papel vegetal. Deixe arrefecer, mas mal esteja ao toque à temperatura ambiente, espalhe o doce de ovos e salpique por cima as restantes avelãs. Enrole o merengue com cuidado, com a ajuda do papel vegetal e passe-o para o no prato de servir com a união virada para baixo.