Pound cake de mirtilos e framboesas [com azeite e farinha de espelta]
O 'pound cake' é uma receita antiga inglesa - descobri que há referências a este bolo que datam do século XVIII - cujo nome se deve à quantidade, em pounds (lb), ou seja, em libras, dos ingredientes, sendo que uma libra equivale a cerca de 450 gramas.
Assim, a receita original de pound cake pedia 1 libra de farinha, 1 libra de manteiga, 1 libra de ovos e 1 libra de açúcar (de referir que a origem do nome da moeda inglesa também está ligada a esta unidade de medida, devendo-se ao facto de, há muitos séculos, se usar o peso das moedas como sinónimo do seu valor).
Quanto ao facto de, tradicionalmente, se usar uma forma de bolo retangular para este bolo, não consegui encontrar nenhuma explicação, mas é curioso que, para nós, esta forma se chame "de bolo inglês".
Agora, a boa notícia, caso se tenham assustado com a quantidade dos ingredientes referida acima: este não é um verdadeiro pound cake!
Na verdade, com o tempo, passou a designar-se como 'pound cake' este tipo de bolo, independentemente da proporção dos ingredientes ou da inclusão de ingredientes adicionais ou alternativos. Este pound cake de mirtilos e framboesas que hoje vos trago, por exemplo, é feito com azeite em vez de manteiga e farinha de espelta em vez da farinha de trigo tradicional (e um pouco de sêmola de milho ou farinha de polenta, para conferir à massa uma textura especial).
Enriquecido com um glacé de limão guloso, este bolo ficou uma delícia. A única coisa que me enervou foi o facto dos frutos terem ido parar todos ao fundo da forma, apesar de os ter envolvido em farinha antes de os adicionar à massa, e apesar de ter reservado alguns que introduzi na massa apenas quando esta já estava na forma... se tiverem alguma dica infalível para que fiquem uniformemente espalhados pelo bolo, por favor partilhem!
POUND CAKE DE MIRTILOS E FRAMBOESAS
Para o bolo
4 ovos (usei caseiros)
190 ml de azeite extravirgem suave
180 g de açúcar
Raspa de 1 limão
30 g de sêmola de milho (ou farinha para polenta)
170 g de farinha de espelta
1 colher de chá cheia de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
175 g de framboesas e mirtilos (ou outros frutos vermelhos)
Para o glacé
1,5 chávenas* de açúcar em pó
Sumo de limão qb
*250 ml de capacidade
Ligue o forno nos 180º.
Unte muito bem uma forma de bolo inglês com cerca de 12 cm x 26 cm.
Numa taça, bate bem os ovos com o açúcar, o azeite e a raspa de limão.
Junte a sêmola de milho e depois, peneirando, envolva a farinha, o fermento e o bicarbonato.
Envolva os frutos em farinha (uma tentativa para que não se afundem) e junte a maior parte à massa, reservando alguns para espalhar por cima da massa já na forma (outra tentativa, algo inglória, para que não vão todos parar ao fundo).
Verta a massa para a forma, espalhe os frutos que deixou para o fim e leve a cozer cerca de 1 hora (faça o teste do palito para ver se está pronto, este deve sair limpo quando espetado no centro do bolo).
Para o glacé, coloque o açúcar em pó numa taça, junte um bom fio de sumo de limão e mexa com um batedor de varas. Junte mais sumo se achar que precisa, mas apenas a quantidade estritamente necessária para obter um glacé macio e brilhante, mas ainda assim grosso e opaco. Verta por cima do bolo já arrefecido. Se desejar, termine com raspas de limão.
GOSTARAM DESTE BOLO? ENTÃO, TAMBÉM VÃO GOSTAR DESTES: