Passatempo de Natal e uma receita do livro [Bavaroise de Chocolate e Café]
Estamos quase a chegar ao Natal e a atmosfera generosa da época faz-se sentir aqui no Lume Brando. Em parceria com a Matéria-Prima Edições e A Metalúrgica Bakeware, tenho 5 packs compostos de 1 exemplar do meu livro "Estava Tudo Ótimo!" + 2 formas de bolo para oferecer.
Adoro formas de bolo estilo bundt e no meu livro encontram receitas em que usei estas formas fantásticas made in Portugal. Achei, por isso, que eram o complemento ideal para oferecer com o livro.
Mas as boas notícias não ficam por aqui, pois tenho ainda um presente para TODOS os que participem no giveaway: um capítulo do livro dedicado ao Natal, que por razões de limite de páginas não integrou a versão final. Curiosos? Para receberem este capítulo em ficheiro digital, só têm de participar no giveaway, preenchendo e submetendo o formulário que se encontra no final da receita.
E este post vem ainda com um bónus em forma de receita - o espírito natalício chegou mesmo em força a estes lados! - trata-se de uma das receitas do livro em que usei a forma maior que se vê na imagem: uma deliciosa bavaroise de chocolate e café.
Boa sorte e bons preparativos para essa festa mágica, que é o Natal!
BAVAROISE DE CHOCOLATE E CAFÉ
200 g de chocolate de culinária (52% de cacau no mínimo)
340 ml de leite magro
160 ml de café
170 g de açúcar amarelo
10 folhas de gelatina
7 gemas
300 ml de natas para bater
Cacau em pó para servir
Com algumas horas de antecedência, coloque a forma em que vai fazer a bavaroise no congelador.
Coloque as folhas de gelatina a hidratar num prato fundo com água fria.
Leve o leite e o café ao lume até começarem a fervilhar.
Parta o chocolate em pedaços pequenos para uma taça e reserve.
Noutra taça, bata bem as gemas com o açúcar e junte-lhes, em fio, a mistura do leite com café. Junte o chocolate em pedaços e mexa bem até estar bem derretido e dissolvido no leite. Escorra a gelatina, leve-a a derreter no micro-ondas (bastam alguns segundos na potência máxima) e junte-a ao preparado anterior. Por fim, bata as natas com a batedeira elétrica, até ficarem bem firmes, e junte-as à mistura anterior, envolvendo-as com cuidado.
Verta para a forma previamente refrigerada e leve ao frigorífico de um dia para o outro ou ao congelador para uma solidificação mais rápida.
Para desenformar, vire a forma ao contrário sobre o prato de servir e deixe ficar assim alguns minutos. Depois, coloque por cima um pano quente bem escorrido (é capaz de ter de repetir este procedimento) ou, se a forma for de um material metálico compatível, passe o maçarico de cozinha - verá que a bavaroise irá descer com facilidade.
Mantenha no frio até servir, e só nesta altura polvilhe com o cacau em pó.