Nachos caseiros [ou um viva aos fins de tarde luminosos]
Provavelmente, quando este texto for publicado o dia vai estar cinzento e chuvoso. Afinal, estamos em abril, mês de meteorologia incerta. Mas os últimos dias foram tão generosos em termos de sol, que já só penso naqueles fins de tarde preguiçosos, que mesmo durante a semana, em dias de trabalho, permitem uma pausa de dolce far niente na varanda.
Uma cerveja gelada ou um copo de vinho branco fresquinho, uns petiscos, o sol a pôr-se devagarinho e não preciso de mais nada para um momento perfeito. Melhor, só se os salgadinhos ou os petiscos forem caseiros, certo?
Uma das minhas entradas preferidas para o tempo mais quente é o guacamole (podem clicar aqui para ver a minha receita de guacamole), servido com nachos. Acontece que estes aperitivos de compra são tudo menos saudáveis, sobretudo devido ao elevado teor de sal.
A boa notícia é que é muito, muito fácil, fazer nachos caseiros! Descobri isso ao experimentar uma receita de crackers de milho que a Teresa Cameira, de A Cozinha da Ovelha Negra, partilhou no Instagram.
A minha versão não leva sementes de linhaça moída (porque não li a receita direito e só reparei depois) e é mais condimentada, mas esta é uma receita que permite muitas variações nas especiarias e nas ervas. E é incrivelmente rápida de fazer.
Ficam muito saborosos e estaladiços, numa palavra: viciantes! E como vem aí o fim de semana, nem sequer temos a desculpa da falta de tempo para usar aperitivos de compra 😝
NACHOS CASEIROS
(a partir de uma receita de Teresa Cameira/ A Cozinha da Ovelha Negra)
140 g de farinha de milho
60 g de azeite suave
60 g de água
1 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de caril em pó (vai reforçar o tom amarelo dos nachos)
1 colher de chá de paprika fumada
1 boa pitada de pimenta preta acabada de moer
1 colher de sopa de coentros secos
Ligue o forno nos 190º.
Numa taça misture todos os ingredientes e forme uma bola (fica uma massa um pouco quebradiça, mas não se preocupe). Divida em duas partes.
Coloque uma das metades no centro de uma folha de papel vegetal, dê-lhe a forma de um quadrado achatado.
Cubra com outra folha de papel vegetal e estique a massa com o rolo, até obter uma espessura entre 1 e 2 mm.
Retire a folha de papel vegetal de cima, passe para um tabuleiro de ir ao forno e, com uma faca, faça marcas na massa: faça um quadriculado grande e depois marque linhas na diagonal, de forma a obter triângulos.
Leve ao forno entre 12 e 15 minutos - vá vigiando.
Retire e deixe arrefecer.
Repita com a restante massa.
Sirva de seguida ou guarde em frascos herméticos.
Para ver a receita de guacamole, é só clicar aqui.
Mais receitas de salgadinhos e petiscos: