Madalenas com pepitas de chocolate [das boas memórias]
Madalena. Nome de mulher, de localidade, de bolo. E é nome de bolo - ou bolinho - por causa de uma mulher. Da mulher que criou estes pedaços de céu doces e esponjosos. Ainda que haja várias lendas sobre a origem desta especialidade francesa, uma das estórias mais vezes contada é a de que foi uma jovem chamada Madeleine, que trabalhava para o Duque de Lorena, ex-monarca polaco a viver em França nos inícios do século XVIII, que as começou a fazer seguindo uma receita da sua avó.
O sucesso dos bolinhos entretanto batizados de "madeleines" foi tal, que Luís XV teve que os provar numa visita à região, levando a receita consigo de volta a Versalhes. Rapidamente se popularizaram e hoje é um dos símbolos gastronómicos franceses. A história pode não ter ser sido exatamente assim, mas o certo é que o culto das madalenas em França se enraizou e internacionalizou definitivamente no princípio do século XX, quando Marcel Proust, na sua obra "Em busca do tempo perdido", descreve poeticamente como uma simples madalena que mergulhou no chá o fez regressar à infância, despertando-lhe as mais doces recordações dessa altura.
E boas memórias é também o que prometo que estas madalenas com pepitas de chocolate irão deixar em quem as comer. Muito fáceis e rápidas de fazer, têm ainda outra alteração em relação à receita tradicional: são feitas com azeite em vez de manteiga. Na verdade, estas pequenas conchas prestam-se a várias versões, incluindo salgadas, como é o caso destas madalenas de bacon e ervas (e no meu livro há uma receita de madalenas de tomate seco e manjericão).
Com ou sem pepitas, com ou sem frutos secos, com manteiga ou com azeite, doces ou salgadas: a sua forma única e delicada e o seu tamanho perfeito, fazem das madalenas uma daquelas confeções a que queremos voltar vezes sem conta. E com a primavera em pausa, nem sequer são precisas desculpas para ligar o forno e preparar uma fornada destas belezas...
MADALENAS COM PEPITAS DE CHOCOLATE
Adaptado da revista Saveurs - Spécial Desserts 2013
Para cerca de 27 madalenas
150 g de farinha sem fermento
140 g de açúcar
110 ml de azeite extravirgem suave
2 ovos
1/2 colher de café de extrato de baunilha
1 pitada de sal
100 g de pepitas de chocolate negro
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)
Ligar o forno nos 180º e untar/polvilhar muito bem os tabuleiros de madalenas (normalmente cada tabuleiro tem 9 cavidades).
Bater os ovos com a baunilha, o açúcar e o sal até ficar esbranquiçado.
Peneirar a farinha diretamente para a taça da mistura anterior e envolver com cuidado.
Por fim, envolver o azeite e as pepitas de chocolate.
Dividir pelas cavidades das formas e levar a cozer durante cerca de 15 minutos - vá vigiando.
É opcional, mas pode-se polvilhá-las com açúcar em pó depois de arrefecidas.
MAIS RECEITAS DE MADALENAS E QUEQUES:
- Madalenas de laranja
- Madalenas de azeite e avelã
- Queques simples
- Queques de ameixa com crumble de sementes