Gratinado de Gnocchi e Salada de Curgete e Ervilhas [Diz-me o que lês #6]
Se dúvidas houvesse, pelo menos para quem me segue há menos tempo ou de forma mais esporádica, a rubrica "Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes" - que conta com o apoio da Livraria Bertrand - prova que cá em casa se come de tudo e se gosta de experimentar tudo.
A semana passada trouxe um livro "vegan". Hoje, o livro não podia ser mais diferente. Ainda que também inclua opções vegetarianas, no segundo livro traduzido para português de Matt Preston [um dos famosos jurados do MasterChef Austrália] não faltam receitas que incluam proteína animal.
Falo do "Delicioso, Fácil, Rápido" - um livro portentoso, cheio de cor e sabor.
[Se quiserem ir já para as receitas, é só fazer scroll 😉]
Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes #6
"Delicioso, Fácil, Rápido" - Matt Preston - Casa das Letras
Este é um "senhor livro". É grande e pesado, ou seja, não é dos livros mais práticos para consultar enquanto se cozinha [Dica: tirem uma foto com o telemóvel à receita que querem fazer e usem aquele em vez do livro 😁].
Aqui, estão quase 300 páginas de puro entretenimento. Sim: o livro vale para além das suas receitas, sobretudo para quem aprecia aspetos como o tom da escrita, a qualidade das fotografias ou o design gráfico. Quem segue o MasterChef Austrália sabe que Matt é um tipo com uma presença incrível e um humor refinado, e isso sente-se no livro.
Por falar no programa, imagino que saibam que a próxima temporada deste célebre concurso televisivo já não irá contar com o famoso trio de apresentadores. Depois de uma alegada negociação frustrada entre a produtora e os jurados, foi anunciado que o trio emblemático irá deixar o programa, após 11 temporadas de enorme sucesso. Notícias dão conta, porém, que o abandono se deveu a uma situação desconfortável e polémica protagonizada por George Calombaris, outro dos emblemáticos jurados. Apesar de não ter seguido as últimas edições do programa, fiquei um pouco triste e desiludida, sobretudo a ser verdade o que os media dizem de Calombaris. Os apresentadores eram a alma daquele programa e estou curiosa para ver quem os vai substituir.
Voltando ao livro. A capa promete que as refeições demoram "30 minutos ou menos a preparar". E a "rapidez" é mesmo um atributo destacado no título. Mas atenção: não confundam "30 minutos a preparar" com "ficarem prontas em 30 minutos" [há ainda o tempo de cozedura e, muitas vezes, o tempo de repouso para a marinada].
Mesmo sem prestar grande atenção à legenda do início das receitas (onde surgem todos os "tempos" necessários), é fácil ver pela quantidade de ingredientes e pela descrição, que o ponto forte da generalidade das receitas não é, definitivamente, a rapidez [ainda que as que reproduzo neste post sejam simples e relativamente rápidas - por isso as escolhi, que eu sou bem preguiçosa 😆].
Mas para quem gosta de ler livros de cozinha como se fossem romances [☝️], isso não é uma coisa má. E a verdade é que o livro apresenta algumas receitas mesmo fáceis e apetitosas. Na verdade, apetitosas parecem todas! A qualidade da fotografia, styling incluído, é excelente e a consequência é ficarmo-nos a babar ao folhear o livro.
E depois há o tom divertido com que Matt escreve (será mesmo ele ou será um ghost writer?), como as introduções cómicas feitas a cada receita. E há ainda o fantástico design gráfico do livro: rico e suculento, como uma boa receita de comida de conforto.
Este não é um livro de uma pessoa só. Uma produção destas é impossível ser feita apenas pelo autor, como muitas vezes acontece em Portugal. É um projeto cujo investimento envolvido por certo nos faria corar. O que se entende, tendo em conta a visibilidade de Matt e o potencial de distribuição à escala global. Aliás, o trabalho de equipa está espelhado na página dos agradecimentos, onde se percebe que Matt Preston esteve rodeado de profissionais, da fotografia ao desenvolvimento das receitas, do styling à confeção das mesmas. O resultado é um livro muito consistente e apelativo, mas que para mim tem um defeito enorme: só tem receitas salgadas 🤪!
Resumindo: "Delicioso, Fácil, Rápido" é um livro fantástico de receitas salgadas, sobretudo para quem gosta de receitas que misturam 'cozinhas' com um toque de contemporaneidade. A enorme quantidade de receitas (a capa fala em 127 refeições, mas acho que o número total de receitas, contando com saladas e outros acompanhamentos, supera este número) é uma das suas virtudes, bem como a variedade ao nível de categorias, ao incluir pratos principais, acompanhamentos, 'pratos de festas', carne, peixe, vegetarianas, 'para comer no sofá', 'para usar sobras', 'para impressionar', etc. O design e a fotografia merecem nota máxima.
Definitivamente, um livro que nos empurra para a cozinha, mas que também se come com os olhos.
Saiba mais sobre o livro "Delicioso, Fácil, Rápido" >>> Livraria Bertrand online
Seguem-se as receitas!
GRATINADO DE GNOCCHI COM SALADA DE CURGETE E ERVILHAS
Ligeiramente adaptado do livro "Delicioso, Fácil, Rápido" de Matt Preston
Para o gratinado:
(6 pessoas)
2 embalagens de gnocchi pré-feitos (500 g cada - na secção das massas)
70 g de manteiga
Cerca de 650 ml de leite
50 g de farinha sem fermento
70 g de queijo parmesão ralado
40 g de queijo cheddar ralado
1 colher de sopa de cebolinho picado
Pimenta preta acaba de moer
Cerca de 100 g de bacon em cubos ou às tirinhas
Para a salada:
2 chávenas de ervilhas congeladas
1 curgete finamente fatiada
Cerca de 1/2 chávena de nozes
3 colheres de sopa de salsa
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de sal
Pimenta preta acabada de moer
Para os gnocchi, coza-os de acordo com as instruções da embalagem.
Escorra-os e reserve-os.
Ligue o forno nos 180º (ou 160º ventoinha)
Faça um béchamel, levando a derreter a manteiga num tacho. Junte a farinha e deixe cozinhar alguns minutos. Depois vá acrescentando o leite, mexendo sempre e cozinhando até obter um creme homogéneo.
Adicione os queijos, mexa bem e tempere com pimenta preta preta acabada de moer.
Retifique o sal, se achar necessário.
Envolva os gnocchi neste creme e coloque o preparado num ou mais recipientes próprios para forno.
Espalhe o bacon e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar dourado e a borbulhar.
Sirva com a salada.
Para a salada, mergulhe as ervilhas em água a ferver durante uns dois ou três minutos e passe-as por água fria para parar a cozedura. Passe-as para a taça de servir, junte os restantes ingredientes, envolva bem, para espalhar o tempero e está pronta a servir.
GOSTOU DO POST? SE SIM, ACHO QUE TAMBÉM VAI GOSTAR DESTES:
- Diz-me o que lês #5 - Bombons "Ferrero" saudáveis
- Diz-me o que lês #4 - Rolos de limão e baunilha
- Diz-me o que lês #3 - Tarte de Natas
- Diz-me o que lês #2 - Camarão com Quiabos e Chamuças Vegetarianas
- Diz-me o que lês #1 - Bolo denso de chocolate e doce de leite