28
Out14
Grão a grão.
É tão bom quando experimentamos uma receita pela primeira vez e sentimos que valeu a pena, que vai ser daquelas a repetir, não é?
Foi isso que me aconteceu com esta tarte de grão-de-bico. Há muito que a tinha visto no blog Be Nice, Make a Cake, um blog tão bonito como o próprio nome. Volta e meia vinha-me o lembrete à memória: "um dia destes tens de fazer a tarte de grão, não te esqueças da tarte de grão". Até que num destes sábados, quando o pirata mais velho decidiu que queria cozinhar e fazer bolos comigo, vi um frasco de grão no armário e pensei: "é mesmo hoje que fazemos a tarte de grão". Assim, e depois de uma boa dose de massa de crepes, fizemos a dois esta tarte (claro que a parte de que o L. mais gostou foi a de fazer a massa).
Faz lembrar as tartes de feijão, tem uma doçura e uma consistência húmida que torna impossível comer só uma fatia. A receita original é bem mais original: leva pretzels. Como não tinha, não usei, mas acredito que o sal dos pretzel lhe dê um toque especial. A outra diferença em relação à tarte da Rosa (para além de eu ter usado grão de frasco, já cozido), é que em vez de usar raspa de laranja, usei de limão.
Se vou mudar alguma coisa da próxima vez? Só talvez levar a massa quebrada ao forno antes de rechear, para ficar mais crocante e dourada. De resto, não mudo nada, ficou óptima assim!*

TARTE DE GRÃO-DE-BICO
(ligeiramente adaptado daqui)
Para a massa quebrada:
150 g de farinha T55 sem fermento70 g de manteiga fria partida em pedaços
25 ml de água
Para o recheio:
250g de açúcar140 g de grão-de-bico cozido e triturado (usei já cozido, de frasco)
20 g de manteiga derretida e arrefecida
2 ovos
2 gemas
Raspa de 1 limão
Canela em pó qb
Ligue o forno nos 180º C. Coloque a farinha e a manteiga numataça grande e, com a ponta dos dedos, amasse os ingredientes. Assim quecomeçar a ficar uniforme e algo elástica, junte a água e continue a amassar,vai ficar uma massa muito macia. Forme uma bola. Polvilhe a superfície detrabalho com farinha e estique a massa com o rolo, de acordo com a forma detarte que vai usar (a minha tarteira erade fundo amovível e anti-aderente, por isso não forrei com papel vegetal, nemuntei, mas podem fazê-lo). Coloque a massa quebrada sobre a forma, ajustandobem e eliminando o excesso. Pique o fundo com um garfo. Se quiser, coloquepapel vegetal por cima da massa, encha de feijões ou pesos próprios e leve aoforno uns 10 minutos, ainda sem recheio.
Noutra taça, junte e misture bem todos os ingredientes do recheio.Coloque este preparado sobre a massa da tarteira e leve ao forno cerca de 30minutos.
* Só agora, a ler outra veza receita do Be Nice, Make a Cake, é que vi que me esqueci de a polvilhar nofinal com açúcar em pó! Afinal acho que também vou fazer isto da próxima vez,pois fica ainda mais bonita.