Fintar o sal [Passatempo + Queques de omelete com legumes e ervas]
Descobri recentemente que sou hipertensa. Após alguns meses de experiências, em que tentei reduzir o (pouco) sal que uso a cozinhar, comecei a praticar uma atividade física regular (se é que pilates conta como atividade física...), mudei de pílula e realizei a Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (exame mais conhecido por MAPA), o meu cardiologista concluiu que não me safava sem um comprimido diário.
Tenho a convicção de que o aparecimento da minha tensão alta se deveu mais a questões hereditárias e emocionais do que alimentares, no entanto, agora é ainda mais importante controlar o consumo de sal.
Um dos truques foi aumentar a quantidade de ervas aromáticas nas receitas, pois ao conferir sabor extra aos pratos, aquelas 'enganam' o nosso palato e já não sentimos tanto a falta de sal. Estes queques são um bom exemplo disso e, neste caso, usei as ervas aromáticas biológicas e frescas que recebi da Aromáticas Vivas, uma empresa sediada em Viana do Castelo, onde possui dois hectares de estufas em vidro dedicadas ao cultivo das mais variadas espécies em total respeito pelo meio ambiente, desde logo por seguir uma produção biológica.
Para além de serem um bom aliado numa dieta com pouco sal, as ervas aromáticas têm um sem-número de outros benefícios e cada uma delas apresenta propriedades diferentes. As que usei nesta receita foram o manjericão, a salsa e os coentros, mas podem perfeitamente variar e usar outras. Para terem uma ideia do que ganhamos ao usar estas pequenas folhas na nossa comida, aqui ficam as propriedades das ervas aromáticas que utilizei:
Manjericão: combate insónias, vómitos, cólicas e diarreias; fonte de betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado; as suas folhas possuem óleos essenciais e vitaminas A e C;
Salsa: apresenta propriedades anti-inflamatórias, alivia os sintomas de bronquite, asma e cólicas menstruais; possui várias vitaminas, nomeadamente doses generosas de vitamina C e K. Os seus níveis de ácido fólico ajudam ainda à absorção do cálcio;
Coentros: rico em cálcio, ferro, vitamina C e óleos essenciais; tem propriedades anti-inflamatórias e antibaterianas: ajuda, por exemplo, a combater a anemia e as conjuntivites.
No meu livro "Estava Tudo Ótimo!" incluí várias receitas que pedem ervas aromáticas. Se ainda não o têm, aqui fica uma boa notícia: a realização de um Passatempo Lume Brando & Aromáticas Vivas, cujo prémio é um pack "Livro Estava Tudo Ótimo! + Ervas Aromáticas Vivas".
Eis as condições de participação:
- Fazer gosto nas páginas de Facebook da Aromáticas Vivas e Lume Brando (se é que ainda não são fãs!)
- Gostar e partilhar o post do Lume Brando no Facebook, relativo ao passatempo (atenção que a partilha deve ser pública por forma a conseguirmos confirmar);
- Passatempo decorre até 31 de maio;
- O vencedor será selecionado aleatoriamente, via random.org, e anunciado no dia 2 de junho.
Depois de participarem, e enquanto aguardam para saber quem vai ser o feliz contemplado, por que não experimentar estes queques nutritivos e deliciosos?
QUEQUES DE OMELETE COM LEGUMES E ERVAS
Para cerca de 12
8 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras médias
½ couve branca
½ pimento vermelho
2 fatias finas de bacon (opcional)
50 g de queijo de cabra
1 colher de sopa de manjericão picado
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sopa de salsa picada
½ chávena de leite
Azeite qb
Sal e pimenta preta acabada de moer qb
Comece por cozinhar os legumes. Num tacho com um fio de azeite coloque a cebola picada. Deixe cozinhar um pouco e junte os alhos também picados e o bacon partido em pedacinhos, se for usar. Junte depois as cenouras em juliana, mexa e deixe cozinhar um pouco. Adicione a couve cortada igualmente em juliana. Tempere de sal e pimenta, não esquecendo que o bacon e o queijo, que colocará no fim, já têm sal. Se achar que os legumes estão a ficar secos, deite um pouco de água (ou vinho branco). Junte o pimento vermelho aos cubinhos. Deixe cozinhar bem, até os legumes estarem bem macios.
Entretanto pré-aqueça o forno nos 180º. Bata os ovos numa tigela, junte o leite, tempere com um pouco de sal (eu não adicionei) e pimenta preta e adicione as ervas aromáticas picadas. Unte um tabuleiro com cavidades para queques, distribua o preparado de legumes pelas cavidades e encha com os ovos batidos. Distribua pedacinhos de queijo de cabra por cima e leve ao forno entre 20 a 25 minutos: deve ajustar o tempo de acordo com o seu forno, a ideia é que não fiquem demasiado cozidos, devem sair das formas com o centro ainda um pouco líquido – os queques acabam de cozer com o calor remanescente. Retire das formas e sirva, quentes ou frios, com uma salada.