08
Set09
Comfort food.
Ontem precisava mesmo de cozinhar qualquer coisa que me surpreendesse, que me agradasse ao ponto de a querer repetir e partilhar, que me deixasse reconciliada com a cozinha.
O fim-de-semana foi pródigo em desastres culinários, de modo que andava mesmo desconsolada.
Tinha era de ser qualquer coisa fácil de preparar, para o jantar, e que não fosse o prato principal, que esse já tinha sido assegurado pela C., a minha imprescindível 'assistente doméstica'.
Mal tinha folheado pela primeira vez a revista Everyday Food, de que falei aqui, esta forma de preparar tomates tinha chamado a minha atenção. Feita a checklist dos ingredientes, só faltava mesmo pôr mãos à obra. Uma obra bem simples, para dizer a verdade. Simples, saborosa e surpreendente. Digo eu e disse o meu homem, que usou a palavra "divinal" para descrever esta entrada, que pode ser servida também como acompanhamento.
O forno faz libertar o sumo dos tomates, acentuando o seu sabor. O pão ralado fica crocante e os temperos deixam o conjunto bastante aromático.
Associava o termo comfort food a pratos mais substanciais, mas ontem, só de provar estes tomates suculentos, fiquei reconfortada e feliz.
Tomates 'Provençal'
(adaptado da Everyday Food 65 - Setembro 2009)
Para 2
2 tomates médios ou 4 tomates pequenos maduros (usei 4 tomates 'Roma')
3/4 chávena de pão ralado grosseiramente*
2 colheres de sopa bem cheias de parmesão ralado (ralei na hora)
1 colher de sopa de azeite + um pouco para untar
1 colher de chá de raspa de limão
Tomilho fresco ou seco qb (usei do seco)
Sal e pimenta qb
Pré-aquecer o forno nos 200º.
Untar um prato de forno (pincelei com azeite).
Partir os tomates às rodelas e colocá-las no prato, numa só camada, semi-sobrepostas. Temperar com um pouco de sal e pimenta.
Numa taça, juntar o pão ralado, a raspa de limão, o queijo, as folhinhas de tomilho, mais um pouco de sal e pimenta e por fim o azeite.
Espalhar esta mistura por cima do tomate e levar ao forno cerca de 15/20 minutos ou até ficar dourado (no meu caso deixei ficar mais alguns minutos). Sevir de imediato.
*Eu usei pão ralado na Bimby com alho e salsa, daí a cor esverdeada. Esta é uma das coisas fantásticas da Bimby: podermos ralar o pão na consistência que quisermos, ora mais grosso, ora mais fino e aromatizá-lo de mil e uma maneiras. Imagino que qualquer robot de cozinha faça isto, mas podem crer que a Bimby fá-lo muitíssimo bem, esteja o pão fresco ou seco. Depois de ralado, guardo-o em saquinhos no congelador e está sempre pronto a usar, uma vez que se conserva sem endurecer. Se não puder ralar o pão em casa, o melhor é desfazer o pão em pequenas migalhas. O pão ralado à venda é normalmente muito fino para esta receita.