16
Jul09
Bake, disse ela!
Começo a dar razão ao meu homem que está completamente rendido ao campo. Por ele, mudávamo-nos de armas e bagagens e bye-bye rotina da cidade, bye-bye miúdos enfiados durante a semana num apartamento e bye-bye segurança dada pelos nossos empregos "por conta de outrem".
Enquanto não arranjo coragem, vou treinando ao fim-de-semana.
Ainda por cima lá, com a máquina meia avariada de sempre, consigo tirar fotos minimamente decentes.
No fim-de-semana que passou, lá fui eu e a família, mais artilhados do que nunca: Bimby, pasta com livros e revistas de cozinha, prints com receitas, ingredientes, formas de bolo... E finalmente consegui experimentar algumas coisas pela primeira vez. O arroz selvagem do post anterior e estes quadrados de limão são duas dessas experiências. Felizes, por sinal.
Andava com esta receita de bolo de limão debaixo de olho desde que a vi aqui, no Bakerella, um dos meus blogs favoritos, daqueles que me fazem ansiar por muito e muito tempo livre para poder experimentar bolos e tartes e muffins e cupcakes e bolachas...
É uma receita fácil e de sucesso garantido. Estes quadrados são óptimos tanto para comer ao lanche, como à sobremesa acompanhados de uma bola de gelado. Comi-os de uma maneira e de outra. Como sobremesa, acompanhei com gelado de nata, mas para a próxima talvez escolha sorvete de limão. Para mim, o limão nunca é demais!
Quadrados de Limão (Lemon Bars)
Para a base:
1 chávena de manteiga (usei como medida uma caneca de leite)
1 3/4 chávena de farinha
2/3 chávena de açúcar em pó (mais algum para polvilhar)
Para a cobertura:
1 1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos, levemente batidos
1/2 chávena de sumo de limão
Pré-aquecer o forno nos 180º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma rectangular com cerca de 23 cm x 33 cm (na receita original, em inglês "americano", a forma sugerida é de 9x13, mas só podem ser "inches" (polegadas) e não "centímetros", por isso fiz a conversão).
Fazer a base:
Numa taça média, misturar a farinha com o açúcar em pó.
Cortar a manteiga aos pedaços e ir misturando até ficar em migalhas.
Forrar o fundo da forma com este preparado, pressionando bem com os dedos.
Levar ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourado.
Fazer a cobertura:
Numa taça maior, juntar o açúcar, a farinha e o fermento.
Juntar aos poucos os ovos batidos e o sumo de limão.
Mexer bem e verter por cima da base já cozida e ainda quente.
Cozer durante 20-25 minutos.
Quando arrefecer, polvilhar com açúcar em pó e levar ao frigorífico, pois quanto mais frio, melhor sabe. Antes de servir, partir aos quadradinhos.
A única alteração que vou introduzir da próxima vez que os fizer vai ser deixar menos tempo no forno a cozer a cobertura, para que fique ainda mais húmido e com o aspecto "gelatinoso" da receita original, que está aqui.