Adoramos a Nossa Gastronomia: o Grande Final [e uma receita de Francesinha]
A iniciativa “Adoramos a nossa gastronomia com Coca-Cola”, de que já falei aqui no blogue (no final do post encontram os links para os três posts anteriores, com três receitas de cozinha tradicional portuguesa), está quase a chegar ao seu delicioso final.
Esta homenagem da Coca-Cola aos melhores sabores de cada região portuguesa culminará num grande evento gastronómico a decorrer no Porto, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.
Como se lembram, a iniciativa dividiu o país em 12 grandes regiões, com o objetivo de identificar, em cada uma delas, qual o prato mais representativo. Para isso, mobilizaram-se vários restaurantes onde eram servidos os pratos a concurso - três por região - sendo que os clientes dos restaurantes aderentes eram convidados a votar tanto no prato como no restaurante favorito, com vários prémios para os participantes pelo meio.
Agora, de 17 a 19 de novembro na Cidade Invicta, vamos poder provar os pratos vencedores de cada região, confecionados pelos restaurantes mais votados. Será uma grande festa gastronómica, com muita música ao vivo e vários showcookings liderados pelo Chef António Vieira, o Chef Embaixador da iniciativa.
A entrada tem o valor de €2,5, com oferta de um copo contour, 1 livro de receitas e 1 bebida. Uma vez no recinto, poderá adquirir os pratos que quiser provar nas respetivas bancas.
Mas afinal, que pratos da Cozinha Regional Portuguesa vamos poder saborear e que restaurantes estarão presentes? Veja aqui a lista, quase, quase a ficar completa:
- Algarve - Cataplana - Restaurante Mar e Serra
- Grande Lisboa - Bife à Portuguesa - Restaurante O Bitoque
- Sul Tejo Litoral - Choco Frito - Restaurante Tipica o Pescador II
- Açores -Bife à regional - Restaurante Galego
- Madeira - Espetada madeirense - Restaurante Vila da Carne
- Norte Litoral - Leitão Assado - Restaurante Capri
- Centro Litoral - Bacalhau assado com batatas a murro - Restaurante o Vieira
- Norte interior - Polvo Assado - Restaurante Forno da Rua
- Sul Tejo Interior - Ensopado de Borrego - Restaurante Raposo
- Baixo Minho – a revelar em breve!
- Alto Minho – a revelar em breve!
- Grande Porto – a revelar em breve!
O Grande Porto - a minha região - foi a última a entrar em concurso e estou curiosa para saber qual o prato vencedor, entre as Tripas, a Francesinha e o Bacalhau à Gomes de Sá. No entanto, como a Francesinha é, dos três, o prato mais emblemático da cidade – sobre o qual há discussões épicas e opiniões acaloradas, desde o melhor sítio onde comê-la à receita mais original – decidi associar a este post uma receita de Francesinha. Foi a segunda vez que me aventurei a preparar este ex-libris da cozinha portuense e, ainda que não tenha ficado tão boa como a minha francesinha preferida - servida na Póvoa de Varzim, com algumas nuances relativamente à tradicional - acho que até não me saí mal de todo (já agora, se quiserem, podem deixar nos comentários qual o melhor sítio, na vossa opinião, para comer uma francesinha!).
Aqui fica a minha receita, cujo molho – que é, para mim, aquilo que faz realmente a diferença numa francesinha – foi inspirado num conjunto de receitas que consultei, inclusivamente a que está no site da iniciativa - www.adoramosanossagastronomia.pt e, que fui provando e ajustando até ficar ao meu gosto.
Bom apetite!
FRANCESINHA
Para 4:
8 fatias de pão de forma grossas (de padaria)
4 salsichas frescas
4 linguiças
4 fatias de fiambre
4 bifinhos de vaca finos e tenros
16 fatias de queijo flamengo
2 cebolas médias
Azeite qb
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
1 frasco de polpa de tomate
1 colher de sopa bem cheia de maizena
1 cerveja mini
30 ml de brandy
30 ml de vinho do Porto
1 caneca de água
1 caneca de leite – p/adicionar aos poucos
Sal qb
Picante (usei piri-piri) qb
Açúcar qb (opcional)
Comece por fazer o molho: pique as cebolas e leve a alourar num fundo de azeite com a folha de louro. Junte o caldo de carne e a polpa de tomate e mexa bem. Adicione a cerveja, o brandy, o vinho do Porto e a água e deixe ferver. Desfaça a maizena num pouco de leite e adicione ao molho mexendo sempre. Tempere com sal e o picante. Se achar necessário, vá juntando mais leite e retificando os temperos. Se achar que está ácido, devido ao tomate, junte uma pitada de açúcar. Deixe cozinhar lentamente para o álcool se evaporar. Retire o louro, triture com a varinha mágica e mantenha bem quente.
Entretanto grelhe as linguiças partidas ao meio no sentido do comprimento, as salsichas frescas (comecei por grelhá-las inteiras e depois cortei-as ao meio no sentido do comprimento e grelhei o interior) e os bifes. Mantenha tudo quente.
Aqueça ligeiramente as fatias de pão, para as secar e deixar mais firmes (no forno por exemplo).
Para montar, coloque uma fatia de pão num prato fundo, cubra com uma fatia de fiambre, um bife, duas metades de linguiça e duas metades de salsicha fresca. Cubra com outra fatia de pão, pressione ligeiramente, e forre a sanduíche com 4 fatias de queijo. Cubra com molho a ferver e repita com os restantes ingredientes. Diz a tradição que o queijo deve derreter com a alta temperatura do molho, não sendo necessário forno, no entanto, para que as primeiras francesinhas a serem montadas não arrefeçam, mantenha-as no forno até estarem todas prontas.
Mais informação e receitas sobre esta iniciativa:
- Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola [e uma receita de Lulas]
- Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola continua a percorrer o país [receita de Polvo assado dos Açores]
- Continuamos a Adorar a nossa Gastronomia com Coca-Cola [e um prato vencedor]